Notícias

noticias
Abril 17, 2021 01:20 AM

Em 2014 acompanhámos com satisfação e exigência a criação dos SIMAR, com a convicção de que o serviço de abastecimento de água, o tratamento de efluentes e a recolha de resíduos tem de estar na esfera pública e na alçada das Câmaras Municipais, por forma a assegurar a capacidade de investimento necessária ao melhor desenvolvimento da sua atividade e sem que os custos para as populações se tornem incomportáveis. Os casos de municípios que tentam reverter as privatizações deste tipo de serviços são a prova da razão que tínhamos em 2013 e de que radicais eram as forças políticas (PS e PSD) que queriam privatizar um serviço determinante para a vida das pessoas.

Noticias
Outubro 10, 2016 06:02 PM

Há mais de ano e meio que queremos saber o que faz Mário Máximo na Câmara, mas parece que não nos querem esclarecer Segundo o código do procedimento administrativo, o regimento da AMO ou, principalmente, a lei das autarquias locais o executivo tem trinta dias ou até à sessão seguinte da assembleia para dar as respostas requeridas.

Noticias
Novembro 12, 2013 12:00 AM

A greve da administração pública mobilizou milhares de trabalhadores. O Bloco marcou presença no piquete de greve dos SMAS de Loures. “O Bloco manterá o seu empenhamento total na defesa de um serviço público intermunicipal de água e recolha de resíduos, em todas as instâncias”, afirmou Cláudia Elias.

Noticias
Maio 13, 2013 02:10 PM

 

Susana Amador avança com a denúncia do contrato com os Serviços Municipalizados de Loures, abrindo a porta à concessão, por 30 anos, do abastecimento de água no concelho de Odivelas. O Bloco de Esquerda contesta esta iniciativa da Câmara Municipal e propõe quatro medidas para garantir a gestão pública e eficaz dos serviços de abastecimento de água e saneamento.

 

Lê o comunicado da Concelhia de Odivelas do Bloco

Noticias
Julho 18, 2012 09:56 AM

A Assembleia Municipal de Odivelas chumbou a proposta para a realização de um referendo local à extinção de freguesias. Com excepção do Bloco de Esquerda, que apresentou a proposta, todos os partidos votaram contra a democracia. Lê abaixo a intervenção do deputado municipal do Bloco, João Curvêlo, na apresentação da projeto de deliberação.

Noticias
Julho 9, 2012 04:31 PM

O Conselho Municipal da Juventude (CMJ) reuniu no passado dia 26 de Junho, nos Paços do Concelho. Esta foi a tentativa inicial para a criação de um fórum dedicado aos jovens do concelho de Odivelas. O Bloco de Esquerda fez-se representar por João Curvêlo (deputado municipal) e Sara Algodres Simões (representante dos Jovens do Bloco).

Noticias
Julho 9, 2012 04:07 PM

 

Realizou-se no passado dia 16 de Junho um cordão humano contra a extinção da freguesia da Ramada. Este cordão foi organizado pela Junta de Freguesia, tendo juntado mais de uma centena de populares, que desfilaram desde o Auditório Vasco Santana até à sede da Junta de freguesia da Ramada. O Bloco de Esquerda esteve representado, defendendo a realização de um referendo local sobre esta matéria.

Opinião

Ou são os ventos, ou é o calor excecional, ou agora o frio persistente, aponta-se tudo menos a irresponsabilidade de um Governo INCOMPETENTE. 

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira apresentou uma candidatura à Direção-Geral do Património Cultural com vista à inclusão das Festas do Colete Encarnado na lista de Património Cultural Imaterial. Na consulta pública do processo, um conjunto de 33 organizações não-governamentais emitiu um parecer negativo à candidatura, argumentando que esta não satisfaz os requisitos para inclusão na referida lista. Manifesto o meu alinhamento com a posição assumida por estas organizações da sociedade civil.

 

 

 

 

 

É uma medida que se justifica por motivos de justiça social e eficiência económica. As empresas com mais poder de mercado aproveitam o ruído no sistema de preços para aumentarem as suas margens e lucros e esse aumento das margens gera ainda mais inflação. Alexandre Abreu*

 

 

A sugestão é fora de Cascais mas o tema é transversal à Área Metropolitana e até mesmo ao país. A Habitação está na ordem do dia devido à crise no acesso à habitação e, por finalmente, o Governo ter apresentado um plano. Para sabermos se o plano é suficiente ou é mau, ainda precisamos de "abrir o melão" e vamos começar a fazê-lo no próximo dia 26 de Fevereiro, na sede do Bloco de Esquerda Cascais.

 

 

"Políticas de Habitação em Lisboa, da Monarquia à Democracia", uma exposição no Museu da Cidade de Lisboa a visitar - sugestão de Afonso Filipe

 

A sugestão é fora de Cascais mas o tema é transversal à Área Metropolitana e até mesmo ao país. A Habitação está na ordem do dia devido à crise no acesso à habitação e, por finalmente, o Governo ter apresentado um plano. Para sabermos se o plano é suficiente ou é mau, ainda precisamos de "abrir o melão" e vamos começar a fazê-lo no próximo dia 26 de Fevereiro, na sede do Bloco de Esquerda Cascais. 

Nesta batalha pela igualdade, não existem meios termos. Ou se assume que todas e todos as e os cidadãos são iguais perante a Lei e têm os mesmos direitos e são aceites independentemente da sua orientação sexual, ou se assume que não.

Runa continua entregue a si própria, num esquema de contornos duvidosos que, na sua essência, muda alguma coisa, para que tudo fique na mesma.

A imagem pode conter: texto