Share |

ODIVELAS: ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVA MOÇÃO DO BLOCO

No passado dia 13 de março, a Assembleia Municipal de Odivelas (AMO), em reunião plenária, debateu no período antes da ordem do dia duas moções propostas pelo Bloco de Esquerda (BE). Os eleitos do partido que mais propostas submeteu a votação no último mandato apresentaram uma moção sobre o Dia Internacional da Mulher e outra dedicada ao acordo entre a EPAL e a Mekorot.

 

A proposta bloquista sobre o Dia Internacional da Mulher lembra o enquadramento histórico das lutas feministas pela igualdade no trabalho, ao mesmo tempo que assinala a desigualdade existente, ainda hoje, entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Destaca-se o facto de Portugal ser o país da União Europeia em que essa desigualdade é mais acentuada. No documento, aprovado por unanimidade, há ainda uma referência positiva ao facto da Assembleia da República, no dia 7 de março de 2014, por proposta do BE, ter classificado a violação como um crime público.

 

Já a moção que apela à denúncia do acordo entre a Empresa Pública de Águas Livres (EPAL) e a Mekorot foi chumbada, por PS, PSD e CDS, apesar dos votos favoráveis do BE e da CDU. Na proposta do Bloco chama-se a atenção para o facto de a EPAL ter, desde 2009, uma parceria com a empresa israelita Mekorot, responsável pela gestão do abastecimento de água no seu país. Tendo a Mekorot responsabilidade na distribuição – ou falta dela – de água aos territórios palestinianos, ocupados por Israel, os bloquistas propuseram que se apreveitasse a obrigatoriedade de revisão do acordo para que fosse colocado um ponto final nessa parceria.