Share |

ODIVELAS: VICE DA CÂMARA DE ODIVELAS DEFENDE MAIS VIOLÊNCIA POLICIAL

Na sequência da divulgação do vídeo da violenta intervenção policial a 20 de janeiro no Bairro da Jamaica, no concelho do Seixal, multiplicaram-se as reações nas redes sociais e na imprensa. A agressividade de muitos comentários tiveram tradução concreta em ameaças de morte a uma Deputada do Bloco de Esquerda e a ativistas anti-racistas. Uma delas materializou-se na espera que elementos da extrema direita (PNR) fizeram ao dirigente do SOS Racismo Mamadou Ba.

 

O discurso de ódio anda à solta e de mãos dadas com o racismo e a xenofobia, como ficou bem demonstrado nas últimas semanas. Na televisão tentou limpar-se a imagem de um criminoso condenado de extrema direita e nas redes sociais publica-se todo o tipo de discriminação contra minorias étnicas.

 

“A polícia em Portugal bate pouco!! Deviam fazer workshops com a polícia de Angola ou de qualquer outra democracia Africana”, comenta Edgar Saldanha Valles numa publicação no Facebook em que foi partilhado o vídeo da agressão policial no Bairro da Jamaica. Edgar Saldanha Valles é vice-presidente da Câmara Municipal de Odivelas, eleito pelo Partido Socialista.

 

Na sua página nessa rede social várias publicações aponta no mesmo sentido, colocando-se indiscutivelmente ao lado da intervenção policial de dia 20 e chegando mesmo a insinuar que Mamadou Ba não devia ter proteção policial pelo facto de ter criticado a atuação da PSP no Bairro Jamaica.

 

Numa publicação aberta no seu perfil no facebook, Edgar Saldanha Valles invocando a sua ascendência indiana, afirma que “durante a infancia/adolescência ouvi muitas coisas desagradáveis, mas certamente nao mais do que qualquer filho de imigrante Tuga ouviu na Alemanha ou na Suíça! Todas essas pequenas coisas tornaram-me mais forte mas também com mais certeza que é esta a sociedade da qual quero fazer parte! Orgulhosamente português sem esquecer as minhas origens! Não sinto hoje em 2019 que este meu Portugal seja um país racista! Não o é para quem como nós se esforçou por se adaptar! Seria tão mais fácil passar a vida a dizer mal do sistema."

 

Estas posições, que confirmam na primeira pessoa o racismo latente na sociedade portuguesa, revelam ao mesmo tempo a ignorância e o preconceito de uma pessoa que o PS escolheu para ser o número dois de uma grande autarquia. Ao fazer a apologia da violência policial, o dirigente socialista ignora o sofrimento das pessoas que viveram os abusos de autoridade que relatórios internacionais sucessivamente denunciam.

 

A Concelhia de Odivelas do Bloco de Esquerda condena veementemente o discurso de ódio de Edgar Saldanha Valles e exige que o executivo municipal e o Partido Socialista se demarquem inequivocamente das posições antidemocráticas, violentas, racistas e preconceituosas do vice-presidente da Câmara Municipal de Odivelas.

 

Odivelas, 31 de janeiro de 2019

A Concelhia de Odivelas do Bloco de Esquerda