RAMADA/CANEÇAS: COMEMORAÇÃO DOS 23 ANOS DA VILA DE CANEÇAS

Realizou-se no dia 13 de setembro uma sessão solene, inserida no programa do Festival da Sopa, para assinalar o vigésimo terceiro aniversário da elevação de Caneças à condição de vila. O evento decorreu no auditório da Sociedade Musical e Desportiva de Caneças.

No período de intervenções dos partidos representados na Assembleia de Freguesia, Luís Miguel Santos, eleito do Bloco de Esquerda, começou por registar a "honra em estar presente no meet comemorativo dos 23 anos da vila de Caneças". Lembrando os acontecimentos que marcaram mediaticamente este verão, o eleito bloquista chamou a atenção para o combate à discriminação das minorias.

De seguida lembrou o património histórico de Caneças, destacando particularmente a importância da água no percurso histórico da vila, quer do ponto de vista material, quer imaterial. Caneças construiu-se, em parte, através da relevância das suas águas, tendo sido uma "vila ao serviço da capital e não uma vila ao serviço do capital", afirmou Luís Miguel Santos, referindo-se ao abastecimento de água de Caneças a Lisboa.

No momento em que o serviço de abastecimento público de água no concelho de Odivelas está em processo de reorganização, o eleito do BE declarou esperar que o espírito de partilha que caraterizou Caneças, na questão da água, inspire os responsáveis pela criação e gestão dos Serviços Intermunicipalizados de Água e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR). A par desse voto, "não posso deixar de referir que o abastecimento de água na freguesia de Caneças é particularmente precário. Certamente não é só ironia do destino", disse.

A intervenção do eleito do BE na AF de Ramada e Caneças salientou, ainda, os problemas de mobilidade que existem na vila. "Em particular no centro de Caneças a circulação de peões e, até mesmo, de automóveis é muito difícil e perigosa, pelo que deve merecer uma cuidada reflexão e ação de todas as entidades responsáveis", afirmou referindo-se a tod@s @s eleit@s na freguesia, no município e também ao governo.

"Este aniversário é o primeiro que se comemora após a aplicação da lei da extinção de freguesias", recordou Luís Miguel Santos. No final da intervenção o eleito do BE reafirmou a oposição do partido a essa lei e o compromisso com a reposição do anterior mapa de freguesias.

A sessão solene contou, ainda, com as intervenções do Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia, Francisco Bartolomeu, d@s eleit@s dos restantes partidos na AF (Rodolfo Cardoso - PSD, Francisco Silva - PS e Olga Taborda - CDU), do padre André, de Ilídio Ferreira, Presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Ramada e Caneças e da Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Susana Amador. O evento terminou com a atuação da banda da Sociedade Musical e Desportiva de Caneças.