Share |

RAMADA/CANEÇAS: BLOCO ENTRA NA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

No dia 17 de outubro teve lugar, no auditório da junta de freguesia, a sessão de tomada de posse da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Ramada e Caneças. Numa sala cheia, teve também lugar a eleição do executivo da junta de freguesia.

 

A CDU venceu as eleições autárquicas de 29 de setembro, para a Assembleia de  Freguesia, com maioria relativa (9 mandatos). O PS ficou com seis dos dezanove lugares da assembleia. O PSD assegurou três mandatos. O Bloco de Esquerda conquistou um mandato, pela primeira vez nestas freguesias.

 

Na sua intervenção o eleito bloquista começou por referir-se ao facto da sessão ter lugar na semana em que foi entregue na Assembleia da Republica a proposta de Orçamento de Estado para 2014. Depois do desemprego ter atingido valores historicamente altos, dos cortes nos apoios sociais, das reduções salariais, as pessoas têm pela frente a continuação da austeridade.

 

Luís Miguel Santos referiu-se à extinção de freguesias, promovida pelo atual governo. Lembrando que o Bloco propôs a realização de um referendo local sobre esse processo, mas nenhum partido concordou, o eleito do BE salientou que a criação da nova freguesia lança novos desafios a todos os eleitos.

 

No que se refere à gestão da junta, Luís Miguel Santos criticou veementemente o acordo entre CDU e PSD. “Numa freguesia onde existia a possibilidade de formar uma maioria anti-troika, a CDU preferiu aliar-se ao PSD que governa o país com a troika e que viabilizou a privatização da água em Odivelas, proposta pelo PS de Susana Amador”, afirmou.

Podes ver a intervenção completa aqui.