
A bancada do Bloco de Esquerda levou à sessão da Assembleia Municipal de Odivelas uma recomendação ao executivo para a construção de um parque infantil na Ponte da Bica, na Ramada.
Para os bloquistas, o bairro, que até tem uma escola do primeiro ciclo (EB1/JI Maria Costa), apresenta uma carência grave de equipamentos de lazer. Apesar da existência de terrenos utilizados e mantidos por entidades públicas, a inexistência de espaços públicos com qualidade e conforto para usufruto das populações é uma evidência.
O documento apresentado no dia 23 de novembro foi chumbado com os votos contra do PS e os votos a favor das restantes bancadas (BE, CDU, PAN, PSD e CDS). A proposta pode ser lida abaixo.
* * * * *
Pela construção de um parque infantil na Ponte da Bica
Considerando que:
a) Na Ponte da Bica, na Ramada, não existe qualquer equipamento lúdico para crianças, apesar de ali estar a Escola EB1/JI Maria Costa;
b) As famílias e as crianças têm que deslocar-se a Caneças, ou a outras zonas mais distantes na Ramada para que possam usufruir de equipamentos adequados, seguros e confortáveis, onde possam desfrutar de algum do seu tempo de lazer;
c) O município de Odivelas é um «território jovem», como bem tem mostrado a comunicação da autarquia, e que a União das Freguesias da Ramada e Caneças é a mais jovem das quatro freguesias do concelho;
d) Na Ponte da Bica existem espaços, sem utilização conhecida, que seriam indicados para construir uma infraestrutura, deste género, destinada às crianças e jovens da Ponte da Bica
e) A União das Freguesias da Ramada e Caneças utiliza e limpa um dos terrenos que tem duas balizas, «mantidas» pela Junta e que, ali bem perto, outro espaço é usado para deposito ilegal de resíduos.
Assim, a Assembleia Municipal de Odivelas, reunida em sessão plenária no dia 23 de novembro de 2018, recomenda ao executivo municipal que:
1. Aquela zona seja valorizada com a criação de valências e equipamentos de lazer necessários para quem ali habita e circula.
Enviar este documento à Junta de Freguesia da União das Freguesias da Ramada e Caneças, à Assembleia de Freguesia da União das Freguesias da Ramada e Caneças, à coordenação da Escola EB1/JI Maria Costa e à comunicação social.
Os eleitos do Bloco de Esquerda,
Paulo Sousa
Rui Santos