ODIVELAS: BLOCO ABANDONA SESSÃO SOLENE POR RESPEITO À POPULAÇÃO

No dia 13 de Julho, no Pavilhão Polivalente de Odivelas, decorreu a sessão solene comemorativa do 25º aniversário da elevação de Odivelas a cidade. Todos os partidos com representação na Assembleia de Freguesia de Odivelas, a Presidente da Câmara Municipal, o Presidente da Junta de Freguesia e o Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia usaram da palavra.

A intervenção do eleito do Bloco de Esquerda, Paulo Gonçalves, saúda a comemoração de mais um aniversário de uma data que representa o crescimento e a evolução da cidade e da freguesia. No entanto, salienta que o crescimento dos últimos 25 anos nem sempre tem sido acompanhado das decisões adequadas para melhorar as condições de vida de quem habita, trabalha ou circula em Odivelas.

A ausência de espaços públicos com qualidade e em quantidade suficiente para responder às necessidades da população de Odivelas foram o fio condutor da intervenção bloquista. Recordando a elevada densidade populacional da freguesia, o eleito do Bloco de Esquerda reafirmu a estranheza de apenas 15 anos após a criação do município ter sido aprovado o Plano Diretor Municipal (PDM). Acrescentando, Paulo Gonçalves, que "o Bloco de esquerda em Assembleia Municipal já colocou questões que são fundamentais para nós, entre as quais a não construção de novos edifícios".

Tendo em conta que à mesma hora da sessão solene, que teve lugar no Pavilhão Polivalente, já estavam a decorrer as Festas da Cidade no Parque Urbano do Silvado, Paulo Gonçalves abandonou a sessão no final da sua intervenção. Já há um ano o Bloco de Esquerda tinha manifestado a sua discordãncia com a realização da sessão solene nas costas da população. "Nesse sentido e não é por falta de respeito a nenhum dos presentes, mas pelo maior respeito que os odivelenses merecem, o Bloco de Esquerda sairá desta sessão para se juntar a todos e todas nas festas de Odivelas onde deveria decorrer esta sessão solene", declarou o representante do BE na Assembleia de Freguesia de Odivelas.

Abaixo podes ler a intervenção completa:

Elevação de Odivelas a Cidade 25 Anos

Exmo Sr. Presidente da junta de freguesia de Odivelas

Exmo Sr. Presidente da assembleia de freguesia de Odivelas

Membros do executivo da junta de freguesia

Exma Sra. presidente da C.M.O

Exmos Srs Vereadores Entidades civis e religiosas

Exmos Srs. Convidados e Convidadas Comunicação Social

Hoje estamos a comemorar mais um ano da elevação de Odivelas a cidade. Este deveria ser um dia importante para os Odivelenses. A cidade de Odivelas é uma das Freguesias mais populosas de Portugal. A nossa cidade chegou mesmo a ultrapassar os 80 mil habitantes com a ajuda da especulação urbanística.

Hoje somos uma cidade que tem cerca de 60 mil habitantes, habitantes este que não tem espaços públicos em quantidade e qualidade, falta por exemplo um jardim da cidade com todas a valências em que a população se possa orgulhar.

Desde da criação do Município de Odivelas, e só 16 anos depois foi aprovado em Assembleia Municipal um novo do (PDM) plano director municipal.

Nesta matéria o Bloco de esquerda em assembleia Municipal já colocou questões que são fundamentais para nós, entre as quais a não construção de novos edifícios.

Neste aniversario da elevação de Odivelas a cidade em que o executivo e bem, continua a manter a gestão das festas em que o Bloco de Esquerda estará sempre presente.

O mesmo executivo decidiu e bem, devolver as festas aos odivelenses, mas mais uma vez, tanto a abertura das festas e da sessão solene, lamentavelmente continuam a serem feitas nas costas da população.

Espera o Bloco de Esquerda que no próximo ano as mesmas sejam feitas com a presença todas e todos que queiram assistir a abertura das festas como da sessão solene, num espaço dentro da festa como existiu nos últimos anos e que este executivo continua a fazer afastada da população como de uma festa privada se tratasse.

Não chega convidar todas as forças políticas que tem assento na assembleia de freguesia de Odivelas a participar neste acto solene, podendo intervir, como se fosse o maior acto de democracia e participação.

No entendimento do Bloco de Esquerda, e porque falamos do poder local, o maior acto de democracia de liberdade e respeito e estarmos junto da população, de todas e todos que nos elegeram pelo acto mais democrático e de liberdade que o 25 de Abril nos deu, que foi a liberdade de podermos escolher os nosso eleitos.

Nesse sentido e não é por falta de respeito a nenhum dos presentes, mas pelo maior respeito que os odivelenses merecem, o Bloco de Esquerda sairá desta sessão para se juntar a todos e todas nas festas de Odivelas onde deveria decorrer esta sessão solene.

Aos funcionários da Junta de freguesia de Odivelas o nosso obrigado por todo o empenho e trabalho que estão a realizar, sem vocês as festas da cidade de Odivelas não seriam possíveis.

Viva a freguesia de Odivelas

Viva a cidade de Odivelas