Share |

ODIVELAS: NOVA ESCRAVATURA - JUNTA DE FREGUESIA DE ODIVELAS ABRE CONCURSO PARA TRABALHAR DE BORLA!

A Junta de Freguesia de Odivelas divulgou um concurso para contratação de trabalhadores ao abrigo do regime de Contratos de Emprego e Inserção (CEI). Pretende contratar profissionais que sejam beneficiários de apoios públicos a desempregados, cujas prestações sejam válidas até ao fim do mês de Novembro, para desempenharem funções na área da limpeza urbana.

 

O recurso a este modelo de contratação tem sido cada vez mais comum, quer por entidades públicas ou privadas. Em Portugal mais de 70 mil pessoas foram envolvidas nesta forma de contratação, promovido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

 

A aceitação dos CEI pelos desempregados e desempregadas é a única forma de garantirem a manutenção do subsídio de desemprego para o qual descontaram. Ao mesmo tempo, a entidade contratante ganha um profissional sem ter praticamente nenhum custo, uma vez que a retribuição do trabalho mantém-se à custa do IEFP, ou seja dos descontos do trabalhador.

 

Em nota de imprensa, a concelhia de Odivelas do Bloco de Esquerda repudia essa forma de tratar os direitos dos trabalhadores, chamando-lhe "nova forma de escravatura". É lembrado ainda que o Partido Socialista "no dia 13 de Janeiro, na Assembleia da República, se mostrava contra o recurso abusivo ao falso emprego representado pelos CEI", concluindo que o lema do PS na freguesia de Odivelas é "façam o que eu digo, não façam o que eu faço".

 

Abaixo podes ler a nota completa

 

NOVA ESCRAVATURA
Junta de Freguesia de Odivelas abre concurso para trabalhar de borla!

A Junta de Freguesia de Odivelas juntou-se hoje às centenas de Juntas e Câmaras que recorrem a Contratos de Emprego Inserção (CEI) do (Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) na exploração de desempregados. Em concurso divulgado no seu site, a Junta oferece-se para substituir postos de trabalho e trabalhadores por mão-de-obra não remunerada a desempregados com subsídio de desemprego até ao final de Novembro.

Em Portugal, são já mais de 70 mil pessoas que se vêem forçadas a trabalhar para manter o subsídio de desemprego, num aproveitamento descarado e vergonhoso do Estado para substituir sem custos, trabalhadores que despediram, requalificaram ou colocaram em mobilidade.

"Façam o que eu digo, não façam o que eu faço" parece ser o lema do Partido Socialista que, ainda no dia 13 de Janeiro, na Assembleia da República, se mostrava contra o recurso abusivo ao falso emprego representado pelos CEI mas que vem agora localmente afirmar a sua vontade em explorar os desempregados e desempregadas do concelho.

O Bloco de Esquerda tem vindo a denunciar estes contratos e a perversão e ataque que representam ao trabalho com dignidade e com direitos e está solidário com todos e todas que se vêem forçados a aceitar estas condições para receber aquilo que é seu por direito e para o qual já trabalhou e descontou.

Odivelas, 20 de janeiro de 2015

A Concelhia de Odivelas do Bloco de Esquerda