Share |

ODIVELAS: BLOCO VISITOU USF DA PONTINHA

Na tarde desta quarta-feira, dia 6 de fevereiro, a Concelhia de Odivelas do Bloco de Esquerda visitou a Unidade de Saúde Familiar (USF) Novo Mirante, que serve a população da Pontinha, localizada na vizinha freguesia de Carnide, no concelho de Lisboa. A comitiva bloquista composta pelos eleitos na Assembleia Municipal de Odivelas Luís Miguel Santos e Paulo Sousa, pela Teresa Fernandes, eleita pelo Bloco na Assembleia de Freguesia da UF da Pontinha e Famões e pelos militantes do BE Armando Mesquita e Marta Sousa Gorgulho foi recebida pela coordenadora da unidade e pelas responsáveis pelas áreas da enfermagem e administrativa.

 

Nesta USF trabalham pouco mais de duas dezenas e meia de profissionais, que prestam cuidados de saúde a uma população que ronda as 20 mil pessoas. O edifício foi inaugurado em 2015 e alberga também a USF de Carnide.

 

Conforme ilustram as fotografias anexas, o equipamento já apresenta problemas estruturais dignos de registo. Em alguns gabinetes a humidade até já provocaram constrangimentos de saúde aos funcionários que lá trabalham, as rachas são demasiado evidentes para um espaço com menos de 4 anos e a inexistência de um elevador onde caiba uma maca é perfeitamente incompreensível.

 

As responsáveis pela unidade deixaram bem claro o empenhamento e o profissionalismo de toda a equipa na tentativa de melhorar a oferta da qualidade do serviço de saúde prestado às populações. No entanto, não deixaram de mencionar que o acumular de algumas questões provoca dificuldades ao trabalho quotidiano e provoca maior desgaste nas e nos profissionais e utentes. Casas de banho a aguardar reparação desde setembro de 2018 ou mais de metade das impressoras inoperacionais, por falta de tinteiros ou avaria, são alguns dos casos que ilustram esse desapontamento.

 

A Concelhia de Odivelas do Bloco de Esquerda reconhece a existência de vários outras problemáticas no que se refere à oferta pública de cuidados de saúde às pessoas da Pontinha e Famões, bem como do resto do concelho. Nesse sentido, esta visita foi mais um passo num percurso que prosseguirá com mais reuniões e visitas deste género e com a continuação da apresentação de proposta política coerente e consistente com a defesa e valorização do Serviço Nacional de Saúde.

 

Odivelas, 8 de fevereiro de 2019,

A Concelhia de Odivelas do Bloco de Esquerda