Share |

Sobre: Artigos de opinião

Junho 9, 2021

A violação representa um atentado claro aos direitos humanos das mulheres, despojando-as da sua humanidade, humilhando-as, objetificando-as e deixando na maior parte das vezes, feridas profundas para o resto das suas vidas.

Março 20, 2021

O CDS-PP apresentou na Assembleia Municipal um voto de pesar pelo falecimento de Marcelino da Mata.  O órgão mais representativo das e dos munícipes de Odivelas, concelho de onde foi comandada a revolução de 25 de Abril de 1974, soube estar à altura da sua responsabilidade e não alinhar no discurso extremista.

Fevereiro 5, 2021

Em 2021 a exigência pela valorização do SNS e da Escola Pública são orientações políticas que permanecem atuais.  Em simultâneo, a pertinência da problemática ambiental e da sustentabilidade do planeta mantém-se intocável

Maio 23, 2017

Salvo algumas exceções (saúde, telecomunicações, vigilância, etc.) o trabalho por turnos acontece porque o trabalhador é mais barato do que a máquina que ele vai operar.

Fevereiro 22, 2017

A privatização dos CTT trouxe inúmeros problemas aos contribuintes e trabalhadores da empresa.

Fevereiro 22, 2017

Por um lado, a autarquia vai não só entregar de mão beijada o espaço com maior relevância cultural em Odivelas, como cede, por outro, mais de 66 mil euros ao sector privado. Esta não é, de facto, uma governação camarária que se quer próxima das pessoas, que se preocupa com o acesso à Cultura por parte de todas e de todos.

Junho 22, 2016

A autarquia inventou a política cultural  porque entendeu-a fundamental para a criação de vínculos na comunidade. Sentiu-a necessária como veículo de representação de uma identidade própria para e da comunidade. Soube entendê-la como um território de confronto, de pensamento, de vivência e de socialização que provasse que cultura e desenvolvimento local estão intrinsecamente ligados. E por isso, por defender o que é comum, é um meio de coesão e de capacitação da comunidade, fundamental para uma maior consciência cívica. Nunca pode ser assumida de forma avulsa, ou seja desenraizada da realidade objetiva, nem ser alvo de experimentalismo no que diz respeito à sua gestão.

Janeiro 20, 2015

 Passaram quase duas semanas sobre os atentados no Charlie Hebdo. A expressão da solidariedade que se seguiu é um sinal de esperança num tempo de desesperança. E mesmo que a lista de convidados de François Hollande inclua quem tenha transformado a sua presença numa caricatura das suas ações, o peso dos milhões que percorreram as ruas de Paris balança o mundo para o lado certo.

Dezembro 14, 2013

À semelhança do Pai Natal vestido de vermelho, que nasceu de uma campanha publicitária da mais famosa bebida made in USA, também a atribuição do rosa para elas e do azul para eles teve origem no maravilhoso e encantado mundo do marketing. Por Cláudia Elias

Fevereiro 10, 2012

O governo do PSD e CDS decidiu fazer uma reforma administrativa das autarquias locais. Independentemente dos fundamentos do documento, esta é uma excelente oportunidade para voltar a colocar em cima da mesa a questão da democracia, ao nível da sua própria essência e das suas regras.

Fevereiro 10, 2012

Entraram em vigor neste mês de Agosto os novos preços dos transportes públicos de passageiros. Como é do conhecimento geral, o aumento médio situa-se entre os 15% e os 25%. A justificação desse aumento, de praticamente ¼ nos preços dos transportes públicos, prende-se com a situação financeira delicada em que se encontram as empresas transportadoras.