Artigos de opinião

Artigos de opinião
Maio 23, 2017 12:57 PM

Salvo algumas exceções (saúde, telecomunicações, vigilância, etc.) o trabalho por turnos acontece porque o trabalhador é mais barato do que a máquina que ele vai operar.

Artigos de opinião
Fevereiro 22, 2017 11:56 AM

Por um lado, a autarquia vai não só entregar de mão beijada o espaço com maior relevância cultural em Odivelas, como cede, por outro, mais de 66 mil euros ao sector privado. Esta não é, de facto, uma governação camarária que se quer próxima das pessoas, que se preocupa com o acesso à Cultura por parte de todas e de todos.

Artigos de opinião
Fevereiro 22, 2017 11:45 AM

A privatização dos CTT trouxe inúmeros problemas aos contribuintes e trabalhadores da empresa.

Artigos de opinião
Junho 22, 2016 12:50 PM

A autarquia inventou a política cultural  porque entendeu-a fundamental para a criação de vínculos na comunidade. Sentiu-a necessária como veículo de representação de uma identidade própria para e da comunidade. Soube entendê-la como um território de confronto, de pensamento, de vivência e de socialização que provasse que cultura e desenvolvimento local estão intrinsecamente ligados. E por isso, por defender o que é comum, é um meio de coesão e de capacitação da comunidade, fundamental para uma maior consciência cívica. Nunca pode ser assumida de forma avulsa, ou seja desenraizada da realidade objetiva, nem ser alvo de experimentalismo no que diz respeito à sua gestão.

Artigos de opinião
Janeiro 20, 2015 11:49 AM

 Passaram quase duas semanas sobre os atentados no Charlie Hebdo. A expressão da solidariedade que se seguiu é um sinal de esperança num tempo de desesperança. E mesmo que a lista de convidados de François Hollande inclua quem tenha transformado a sua presença numa caricatura das suas ações, o peso dos milhões que percorreram as ruas de Paris balança o mundo para o lado certo.

Artigos de opinião
Dezembro 14, 2013 03:26 PM

À semelhança do Pai Natal vestido de vermelho, que nasceu de uma campanha publicitária da mais famosa bebida made in USA, também a atribuição do rosa para elas e do azul para eles teve origem no maravilhoso e encantado mundo do marketing. Por Cláudia Elias

Artigos de opinião
Fevereiro 10, 2012 03:12 AM

O governo do PSD e CDS decidiu fazer uma reforma administrativa das autarquias locais. Independentemente dos fundamentos do documento, esta é uma excelente oportunidade para voltar a colocar em cima da mesa a questão da democracia, ao nível da sua própria essência e das suas regras.

Opinião

Ou são os ventos, ou é o calor excecional, ou agora o frio persistente, aponta-se tudo menos a irresponsabilidade de um Governo INCOMPETENTE. 

Durante quase três semanas, 463 trabalhadoras e trabalhadores da antiga fábrica da Triumph, em Sacavém, resistiram heroicamente, à chuva e ao frio, muitos em situação financeira extremamente complicada, para lutar pelos seus direitos laborais e sociais.

A introdução de um sistema de copos reutilizáveis, com valor reembolsável, será uma forma de compensar a redução orçamental causada pela diminuição de fregueses, reforçar a eficiência da atividade de higiene e limpeza e irá pôr um fim à enorme pegada ecológica que resulta do uso do plástico. 

Existem dois grandes e graves problemas com o Centro Hospitalar de Lisboa Central: o primeiro é a qualidade dos edifícios onde opera; o segundo é a sua dispersão.

A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa reafirmou esta segunda-feira a sua vontade de entregar o Maria Matos a privados. O Bloco de Esquerda continuará a opor-se a esta opção que é um erro.

O que se passou no Panteão Nacional é a prova cabal da mercantilização do património, mas esta não se encontra desligada de outros acontecimentos que passam despercebidos, ou aos quais não se levanta oposição mediática.

João Pedro Costa, o segundo (e último) vereador eleito pelo PSD na Câmara Municipal de Lisboa veio pronunciar-se sobre o Acordo celebrado entre o PS e o Bloco de Esquerda no âmbito da Câmara Municipal de Lisboa.