Share |

PONTINHA/FAMÕES: BLOCO MANTÉM LUGAR NA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

A dezassete de outubro teve lugar a tomada de posse da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Pontinha e Famões. Na mesma cerimonia, realizada na Sala Multiusos da Pontinha, decorreu a eleição do executivo da freguesia.

 

O Partido Socialista continua a ser a força mais votada na fregueisa, tendo obtido 9 dos 19 lugares da assembleia. Em segundo lugar nas eleições de 29 de setembro ficou a CDU, conquistando 6 mandatos. O PSD, que vai assegurar a maioria em coligação com o PS, elegeu 3 membros para a Assembleia de Freguesia. O Bloco de Esquerda conquistou um mandato, matendo a representação que tem na freguesia da Pontinha desde 2005.

 

Paulo Sousa, primeiro candidato na lista do Bloco de Esquerda, perante uma sala cheia fez uma intervenção na qual lembrou os resultados desastrosos da política do atual governo. “Passadas as eleições foi-nos apresentada mais um pacote de austeridade, com o Orçamento de Estado para 2014”, acrescentou.

 

Perante mais este ataque a esquerda tem de ter uma posição clara de defesa dos serviços públicos, no combate á precariedade e na defesa do Estado Social. O eleito bloquista questionou, nesse momento, a posição do PS, concluindo que “como vemos aqui na freguesia, o Partido Socialista optou por aliar-se ao PSD que governa o país.”

 

Paulo Sousa chamou a atenção para alguns dos principais problemas que afetam a “nova freguesia”, recordando, a propósito, o incompreensível processo de extinção de freguesias liderado por Miguel Relvas. Os transportes, a acessibilidade aos serviços públicos, em particular ao Hospital Beatriz Ângelo e a habitação foram alguns dos temas focados. Em particular no domínio da habitação “é preciso acabar com o racismo social a que estão votados os bairros da vertente sul”, concluiu.