Share |

ODIVELAS: PÓVOA DE SANTO ADRIÃO E OLIVAL BASTO: UMA ESQUERDA PARA TRANSFORMAR A PÓVOA E O OLIVAL

Num artigo publicado no jornal "Odivelas Notícias", Fernando Oliveira, primeiro candidato na lista do Bloco à Assembleia de Freguesia da União das Freguesias da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto, lembra o processo de extinção de freguesias, afirmando a posição do BE. O candidato lembrou que o Bloco de Esquerda foi o único partido a propor a realização de um referendo local sobre esse assunto.

Podes ler o artigo completo em baixo.

 

UMA ESQUERDA PARA TRANSFORMAR A PÓVOA E O OLIVAL

O governo do PSD e CDS decidiu agregar por decreto centenas de freguesias. Esta opção, que determinou a extinção da freguesia do Olival Basto, foi um erro cujas consequências começam agora a ser sentidas. Sendo a Póvoa de Santo Adrião a freguesia mais antiga do concelho, é fundamental preservar essa história sem marginalizar o Olival Basto. O Bloco de Esquerda foi a única força política que quis envolver a população nesta discussão: apresentámos uma proposta de referendo local sobre a extinção da freguesia, a qual foi chumbada por todos os outros partidos. Só quem não tem medo da democracia pode chamar a si a responsabilidade do combate contra o autoritarismo.

A história é cíclica. De quatro em quatro anos, os candidatos dos partidos do arco da governação prometem a resolução imediata da situação dramática dos bairros altamente degradados e sem saneamento básico. Na Póvoa e Olival Basto esta situação é ainda mais grave: bairros como o Cassapia ou o Barruncho precisam finalmente de uma solução concertada. Não é por caridade que o defendemos. É porque não desistimos da dignidade das pessoas e dos seus direitos mais básicos. A valorização e qualificação do parque habitacional da freguesia, como defendemos, será certamente uma forma eficaz de dar a volta à crise económica e social que vivemos.

Criar um espaço público de qualidade poderá promover a atividade económica local e, com isto, criar emprego. Para além de medidas fiscais que aliviem os encargos do pequeno comércio local, é necessário requalificar e promover os mercados da Póvoa e do Olival Basto. Não se pode continuar a proteger quem tem mais dinheiro e a penalizar os pequenos comerciantes. O Bloco há muito defende a taxação das máquinas ATM. Se todos os pequenos comerciantes pagam pela utilização da via pública, por que é que os bancos não pagam?

Esta valorização terá de ser acompanhada pela criação de espaços públicos inclusivos. Devem ser criados espaços públicos que correspondam aos interesses da população e que não sejam apenas contemplados com o olhar. A proposta do Bloco de Esquerda para uma alteração profunda do paradigma cultural na freguesia assenta em dois eixos. O Centro Cultural Malaposta, situado no Olival Basto, tem que ser uma referência ao nível regional – dispensando a gestão de uma empresa municipal que só serve para arranjar “jobs for the boys” e alargando a sua oferta e incidência. O auditório da Póvoa de Santo Adrião, fechado há uma década, tem que ser reaberto. Como é possível que se gaste o dinheiro de todos a fazer espaços novos quando há equipamentos abandonados?

O Bloco de Esquerda apresenta-se às próximas eleições autárquicas com medidas concretas, que respondem à crise social e colocam a democracia como um pressuposto da própria vivência coletiva. Sem medo. O próximo mês, sabemo-lo bem, será de discussões intensas sobre o futuro da nossa freguesia. Os partidos do poder vão prometer tudo aquilo que já prometeram e não cumpriram. Da nossa parte sabem que fazemos uma única promessa: toda a luta em defesa de todos os direitos. Contem connosco.

 

Fernando Oliveira

Odivelas, 30 de Agosto de 2013

(Artigo originalmente publicado no Odivelas Notícias de 5 de Setembro)