Share |

Bloco lança campanha em defesa dos transportes públicos em Odivelas

Odivelas: Bloco lança campanha em defesa dos transportes públicos

Em comunicado, a Concelhia de Odivelas do Bloco de Esquerda considera que o aumento do preço dos transportes públicos, que aumentaram 25% no distrito de Lisboa, penaliza sobretudo os utentes que se deslocam para as periferias. Por outro lado, considera ainda o Bloco de Esquerda, "no caso do concelho de Odivelas, a situação é ainda mais grave: para além dos sucessivos aumentos, os percursos dos autocarros têm sido reduzidos e a promessa da extensão da linha de metro foi posta na gaveta." O comunicado, que abaixo podes ler na íntegra, será distribuído aos utentes do concelh Odivelas durante o próximo mês.

COMUNICADO DO BLOCO DE ESQUERDA
CONCELHIA DE ODIVELAS

AUMENTO DO PREÇO DOS TRANSPORTES É UM ROUBO

Desde o início de Agosto, o preço dos transportes públicos aumentou de forma escandalosa. No distrito de Lisboa, o aumento chega a ultrapassar os 25%, penalizando particularmente os utentes que se deslocam todos os dias para as periferias.

No concelho de Odivelas, a situação é ainda mais grave: para além dos sucessivos aumentos, os percursos dos autocarros têm sido gradualmente reduzidos (veja-se o caso das carreiras 7 ou 36) e a promessa eleitoral da extensão da linha de metro a outras freguesias do concelho foi posta na gaveta pelo PS e PSD.

O aumento dos preços e o desinvestimento nos transportes públicos são uma escolha política que já estava prevista no acordo com a Troika – que o PS, PSD e CDS assinaram e ao qual o Bloco sempre se opôs. A Concelhia de Odivelas do Bloco de Esquerda condena este aumento dos preços e considera que, além de ser uma irresponsabilidade ambiental e de colocar em causa a coesão territorial, este agrava ainda mais as condições de vida das pessoas com menos recursos.

Os partidos que têm governado o país (PS, PSD e CDS) querem usar o pretexto da crise para penalizar ainda mais quem já sofreu tantos anos e sempre viu negado o direito a uma vida digna. Esta política não é inevitável, é errada e injusta.