Share |

ODIVELAS: BLOCO NO CORDÃO HUMANO PELA DEFESA DA ÁGUA PÚBLICA

No dia 31 de Maio realizou-se um cordão humano em Odivelas contra a intenção do executivo camarário de concessionar a privados o abastecimento de água. O BE marcou presença no protesto, reiterando a sua posição na defesa do serviço público, da qualidade de vida da população e da manutenção dos postos de trabalho dos trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Loures.

A iniciativa, promovida pelo Núcleo de Odivelas da Associação Água Pública, reuniu uma centena de pessoas que protestaram contra a decisão da Câmara Municipal, que recentemente denunciou o contrato com os Serviços Municipalizados de Loures, por forma a concessionar ao privado a distribuição do abastecimento de água, a rede de esgotos e a recolha de resíduos.

O cordão humano teve início junto à estação do metro de Odivelas e terminou nos Paços do Concelho. Durante o percurso gritaram-se palavras de ordem, como “não e não à privatização”, às quais se juntaram muitas vezes manifestações de solidariedade por parte da população.

Para Cláudia Elias, candidata na lista do Bloco à Câmara Municipal de Odivelas e trabalhadora dos SMAS de Loures, “privatizar estes serviços é comprometer o futuro de várias gerações”. Esta medida, “que não constou de qualquer programa eleitoral, está a ser imposta à população, que irá pagar caro em benefício de interesses privados”.

“Susana Amador continua a ocultar muitas informações inerentes a esta intenção, como a questão das partilhas, entre as quais se encontram os trabalhadores dos SMAS, mas também a não transferência de verbas dos licenciamentos de urbanização por parte de Odivelas”, refere ainda a candidata.

O Bloco de Esquerda continuará a lutar pela defesa da água pública, pela criação de uma empresa intermunicipal entre os dois municípios, com gestão responsável e transparente, e pela defesa dos postos de trabalho dos trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Loures.