ODIVELAS: OPINIÃO - O CANSAÇO É UMA COMPANHIA PERMANENTE DOS TRABALHADORES

Para o caso concreto do tratamento e distribuição de correio, criaram a necessidade junto do cliente de que o correio tem de chegar no dia seguinte. Os turnos servem para que as máquinas de divisão de correio e as ligações rodoviárias não parem durante as 24 horas do dia, originado que existam 57 horários diferentes, existam dias em que os trabalhadores estão 18 horas fora de casa, existam ainda casos em que os trabalhadores e trabalhadoras com algumas limitações físicas são empurrados para estes postos, aumentando assim as dificuldades de deslocação e a estabilidade de que tanto precisariam.

O sono e o cansaço são sempre relatados quando o contacto é feito junto de quem ocupa estes postos de trabalho.

Para Roberto Tavares, "é imprescindível reduzir a carga horária dos turnos"

Em pequenas e simples análises do mundo CTT é fácil verificar que há um maior número de baixas e acidentes de trabalho, assim como reformas antecipadas, nos locais onde existem horários por turnos. Na maioria dos locais de trabalho sem turnos, o trabalho é muito físico e com elevada influência dos perigos externos (clima, trânsito rodoviário, carregar pesos, cães, etc.), ao contrário dos locais de trabalho com turnos, em que na sua grande maioria são em ambiente fechado e com menor influência de fatores externos.

Quebra de laços familiares

Existem ainda socialmente dois problemas detetados na maioria dos trabalhadores e trabalhadoras em trabalhos por turnos: a família e o envolvimento social. A queixa de maior parte dos trabalhadores e trabalhadoras é de não ver os filhos acordados durante a semana e quando vê, é no caminho casa-escola ou vice- versa. O domingo acaba pelas 14/15horas para poder descansar um pouco ou então roubam uma noite de sono nas semanas em que estas começam à segunda- feira pelas 00h00. Há maior quebra de ligação com a família e os amigos porque estão a trabalhar quando os outros descansam e descansam quando os outros trabalham.

Muitos trabalhadores e trabalhadoras têm ainda queixas ao nível dos voluntariados, pela dificuldade em assistir às reuniões e atividades nas entidades onde prestam a sua colaboração cívica (bombeiros, grupos desportivos, associações de pai, entre outros).

É imprescindível que se retire algum tempo de trabalho para descansar e  reduzir a carga horária dos turnos. O ideal nos dias de hoje será as 30 horas para os turnos tendo em atenção que temos de ter a jornada normal nas 35 horas.

Ao nível das justificações médicas, e serviços públicos, alargar o numero de horas, porque se os trabalhadores e trabalhadoras estiverem no centro de saúde ou nas finanças durante o dia é óbvio que não estará em condições para um turno noturno, por vezes sem uma única hora de descanso.

_______________________

Roberto Tavares é delegado sindical do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT)

Artigo publicado originalmente a 26 de Abril, no esquerda.net e podes lê-lo aqui