ODIVELAS: NOVA SEDE EM ODIVELAS INAUGURADA EM NOITE DE JANTAR DE ANIVERSÁRIO

A 28 de fevereiro o Bloco de Esquerda comemorou o seu décimo quinto aniversário. Uma semana depois, a sete de março, o partido prosseguiu os festejos com a inauguração da sua nova sede em Odivelas. As novas instalações, situadas na Rua Fernão Lopes, nº-5, em Odivelas, irão servir as concelhias de Loures e de Odivelas do BE.

Na cerimónia de inauguração estiveram presentes os coordenadores nacionais do Bloco de Esquerda, Catarina Martins e João Semedo, e a primeira candidata do partido às eleições europeias de maio, Marisa Matias. Tal como as dezenas de militantes dos dois núcleos, servidos pela nova sede, os dirigentes nacionais do movimento trouxeram livros para ajudar a construir uma «biblioteca diferente».

Depois de cortado o bolo inaugural, Sara Algodres Simões, do núcleo de Odivelas do Bloco de Esquerda, manifestou a satisfação da concelhia por poder dinamizar esse novo espaço. Destacando a importância da partilha do espaço com o núcleo de Loures, até porque a proximidade entre os dois concelhos é histórica, a militante bloquista afirmou que “esta nova sede tem muitas potencialidades, devido à sua localização e, principalmente, à sua dimensão. É nosso objetivo fazer deste espaço um local agradável e aberto à população, no qual a cultura, o debate e a política de esquerda estarão sempre de mãos dadas”, afirmou Sara Algodres Simões.

Após a inauguração da sede do BE em Odivelas teve lugar um jantar comemorativo dos quinze anos do partido, na Associação de Moradores de Santo António dos Cavaleiros (AMSAC), em Loures. Com intervenções d@s dirigentes nacionais e dos deputados municipais, Carlos Gonçalves (Loures) e João Curvêlo (Odivelas), e uma atuação musical completou-se a noite.

A pouco mais de dois meses das eleições europeias a candidata do Bloco frisou aquela que é a linha política que vai marcar esse combate. Marisa Matias chamou a atenção para o facto do “Tratado Orçamental ser a garantia da troika depois da troika”, lembrando que esse acordo é a certeza da austeridade permanente para as próximas décadas.

Os deputados municipais do BE falaram de problemas que afetam os dois concelhos. "A história destes 15 anos de Bloco é uma história partilhada entre os territórios de Loures e de Odivelas. É da história de todas as lutas que travámos juntos. Nos transportes públicos, de Caneças a Sto. António dos Cavaleiros; na saúde, do centro de saúde de Odivelas ao Hospital Beatriz Ângelo; na defesa dos direitos dos imigrantes, do Barruncho à Quinta do Mocho", lembrou João Curvêlo.

Carlos Gonçalves referiu-se às questões dos transportes e das acessibilidades ao Hospital Beatriz Ângelo. Por seu lado, João Curvêlo centrou-se na questão da privatização, em Odivelas, do serviço público prestado pelos Serviços Municipalizados de Loures (SMAS). Há cerca de um ano a maioria PS, com o apoio do PSD, na Câmara Municipal de Odivelas (CMO), anunciou o rompimento da ligação com os SMAS de Loures e a entrega a privados do abastecimento de água, tratamento de efluentes e recolha de resíduos sólidos urbanos. "A perspetiva de uma vitória contra a privatização da água mostra que tínhamos razão. Tinha razão quem sempre defendeu uma solução intermunicipal, tinha razão quem queria dar a voz à população, tinham razão os trabalhadores dos SMAS. Mas o Bloco de Esquerda não aceita uma solução pela metade. Água pública tem que significar recolha de resíduos públicos", concluiu João Curvêlo.